Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 30.07.2017

XIII ENCONTRO NACIONAL DO PROIFES: APROVADA A PROPOSTA DE FIGURA DE PROFESSOR-COLABORADOR NO ES

1501752550_ricardo.jpg

O Prof. Rodrigo Elias Bianchi (IFSP-São Carlos), apresentou no plenário do último dia do XIII Encontro Nacional do PROIFES – Federação uma proposta que teve como finalidade de sugerir à CAPES a figura do Colaborador Especial em programas de pós-graduação.

Este perfil seria voltado para docentes em instituições que não possuem programa de pós-graduação Stricto Sensu, de modo que esses docentes possam colaborar em programas de pós-graduação consolidados de outras IFES sem que seu credenciamento cause impacto nas métricas de avaliação do programa. O docente orientaria no programa mas não seria considerado no número de docentes do programa nas avaliações de produção da CAPES.

Atualmente, os critérios de credenciamento para colaboradores externos costumam ser muito mais rígidos que os dos orientadores do quadro permanente, já que o objetivo é atrair apenas pesquisadores consolidados, para aumentar o nível CAPES do programa, e não auxiliar na formação de novos pesquisadores que, com essa experiência, possam auxiliar na criação de programas de pós-graduação em suas IFES de origem. Para esse perfil, os programas poderiam definir um critério de credenciamento similar ao do quadro permanente do programa sem correr risco de ter sua avaliação prejudicada na CAPES.

Essa ideia surgiu para complementar a proposta do Prof. Aparecido Junior de Menezes (UFSCar), “Projeto Universidade Sorella”, que tem como objetivo o intercâmbio de pesquisadores entre instituições cujos programas de pós-graduação estejam amplamente consolidados com aquelas nos quais os programas ainda são recentes ou inexistentes, principalmente em nível de doutorado.

Participando pela primeira vez em um encontro nacional do PROIFES, o Prof. Rodrigo Bianchi viu sua proposta ser aprovada pelo plenário.